Sejam bem-vindos(as) ao meu novo site!

Ele é resultado de uma grande "faxina" que fiz na minha vida, no meu jeito de ser, de pensar, na minha casa (corpo e espírito)...

Foi preciso mudar algumas coisas de lugar, arrastar daqui, jogar fora dali, esvaziar as gavetas...
No final, "a casa" ficou mais leve, nova e feliz!

No meio disso tudo, eu precisei de muita coragem e força de vontade para sair da minha zona de conforto, abandonar antigos hábitos, um emprego que me deixava infeliz, a obesidade, depressão e buscar outras coisas...

Quero muito que vc venha para o meu time e para isso, você só precisa levantar daí e dar o primeiro passo...

Vem comigo!

Quantos gramas de carboidratos na dieta por dia?

13:38:00

Emagrecer, manter o peso ou engordar?

Cada pessoa consegue atingir essa adaptação de maneira diferente, consumindo uma quantidade diferente em gramas de carboidratos na dieta, de acordo com o seu objetivo. 

Pessoalmente, tenho bons resultados com um limite-alvo de 50g / dia quando quero emagrecer. A maioria das pessoas perdem peso rápido com 50g ou 60 gramas por dia. Há pessoas que perdem peso até mesmo com 100g/dia. Como uma referência, segue um gráfico que traduzi do site do Mark Sisson (artigo original aqui – em inglês):
mylla correia blog

Original:

mylla correia blog
A dieta da maioria das pessoas contém algo como 300 gramas de carboidratos por dia, ou até mais. Em uma dieta de 2000 calorias, isso corresponderia a 60% das calorias na forma de carboidratos. Esses 60% é o que os profissionais de saúde aprendem na faculdade como sendo o ideal, inclusive para diabéticos.

Você sabe quanto açúcar existe diluído no sangue de cada um de nós em um dado momento? 

Se pegarmos os 5 litros de sangue que temos no corpo, extraírmos a totalidade da glicose diluída no mesmo, teremos = 5 gramas, o equivalente a 1 colher de chá de açúcar. Quantidades muito maiores do que isso são potencialmente fatais.

Assim, se você consome 100 gramas de carboidrato por refeição - seguindo as orientações da pirâmide alimentar, Você estará consumindo, em cada uma delas, 20 vezes a quantidade de açúcar que existe no sangue em um dado momento. O que impede que você morra? O hormônio INSULINA, que rapidamente remove esta grande quantidade da corrente sanguínea, jogando-a para dentro das células.

Quanto mais alta a insulina, menos gordura você queima, mais gordura você armazena. Se o indivíduo é jovem e/ou muito ativo, este é altamente sensível à insulina, e pequenas doses desse hormônio retiram de circulação grandes quantidade de glicose. Mas, para os cerca de 2/3 da população que são resistentes à insulina, a grande quantidade de insulina requerida para produzir o mesmo efeito desloca as calorias disponíveis no sentido do armazenamento. Se, em virtude disso, você armazenar 20 gramas de gordura a mais por dia, em 10 dias serão 200g, em 100 dias 2Kg, em 1 ano 3,5Kg, em 2 anos 7 Kg....

Uma dieta low carb atua, entre outras coisas, mantendo a insulina daqueles indivíduos resistentes à este hormônio, mais baixa. Insulina baixa favorece a lipólise (uso, ou "queima", da gordura). E, dependendo da situação, pode ser necessário manter o consumo de carboidratos BEM baixo. Mais um motivo pelo qual conto carboidratos...

Quando preciso emagrecer rápido, costumo adotar uma dieta Very Low Carb, entre 30 e 50 gramas de carboidratos diários.  Aí vocês vão indagar: 30 gramas de carboidrato não é muito pouco? Bem, depende da QUALIDADE destes carboidratos.

Na cabeça de muitas pessoas, trata-se de comer apenas carne, queijo, presunto e ovos.Por isso, muitas tentam e desistem pois apresentam efeitos colaterais como a  constipação, enjôo, problemas com os exames e por não ser possível manter tal plano indefinidamente. Esta não é a forma correta de se fazer low carb!!

Compare:

Isso são 30 gramas de carboidrato:

mylla correia


 1 pãozinho de hambúrguer, pequeno. Então, se esse for o tipo de carboidrato ingerido, sim, 30 gramas é pouco! Afinal, farinha é amido, e amido nada mais é do que um polímero de glicose. Grandes picos de glicose no sangue = grandes picos de insulina - durante os quais armazena-se gordura, e após os quais a queda da glicose desencadeia FOME.

 Agora, isso são 30 gramas de carboidrato (descontado-se as fibras, que não têm impacto glicêmico nem calórico):

mylla correia


Se esse é o tipo de carboidrato que for ingerido, já não é tão pouco assim, concorda? E, em termos de valor nutricional, teremos mais nutrientes, vitaminas e fibras... 

Mais importante que contar carboidratos é considerar a qualidade deste carboidrato. Nunca se esqueça disso!

You Might Also Like

0 comentários

Comenta aí!

.

Acompanhe pelo Snapchat

Siga-me no Facebook