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A VERDADE SOBRE O COLESTEROL e a dieta Low Carb

16:22:00


mylla correia
Neste post vamos entender melhor sobre o colesterol e o verdadeiro vilão no processo de formação de placa de ateroma.

Primeiro ponto: O consumo de gordura saturada aumenta os níveis do LDL sanguíneo, que intope veias e artérias, provocando doenças cardíacas



O LDL, também conhecido como “colesterol ruim”, tem fama de vilão. Todos os males imagináveis pela medicina que se relacionem a doenças do coração são atribuídos ele. A maioria dos médicos afirma que ele é o principal causador da placa de ateroma e fazem diversas recomendações dietéticas para seus pacientes sem nenhum fundo científico. 



O LDL é uma proteína de baixa densidade utilizada para “empacotar” os excessos de macronutrientes que chegam ao fígado e enviar para a corrente sanguínea em busca de tecidos que necessitem destes nutrientes. 


mylla correia



Preste atenção:



❋Mais de 70% das partículas de LDL são formadas por triglicerídeos. Diferente do que lhe ensinaram na escola, são os triglicerídeos em excesso que sobem os seus níveis de LDL! 



E você sabe o que faz subir os níveis de triglicerídeos no sangue? Consumo de refinados! Pães, massas, bolos e biscoitos são os responsáveis pelo aumento dos triglicerídeos sanguíneos. 



❋Já se sabe que existem 2 tipos de LDL: O Padrão A e o Padrão B. 



O padrão A, é o “LDL saudável”, é formado por partículas maiores, menos densas, menos oxidadas e por isso não se depositam nas artérias, ou seja, não formam placa de ateroma. É exatamente este padrão que a gordura saturada faz aumentar no organismo. Ou seja, os 30% restantes dos seus LDLs que realmente aumentam com o consumo de gorduras saturadas não fazem mal a saúde! 



O padrão B, é formado por pequenas partículas, muito densas e muito oxidadas, principais responsáveis pela aterosclerose. Este padrão B sobe de acordo com o consumo de carboidratos refinados. Quanto mais alto os níveis de triglicerídeos (que medem diretamente o consumo de refinados), mais alto o padrão B do LDL.


São os alimentos refinados os responsáveis por mais de 70% da elevação do seu colesterol LDL, e justamente do LDL padrão B, o que causa placa de ateroma! 



Mas temos outro problema: As partículas de LDL padrão A (saudáveis) podem virar padrão B (ruins) se elas forem oxidadas pelo excesso de insulina no sangue. O excesso de insulina é capaz de oxidar o LDL de padrão A e fazê-lo virar padrão B e se depositar nas artérias. 

A insulina é um hormônio anabólico que é liberado quando o a sua glicemia sobe. A sua glicemia sobe quando você consome carboidratos refinados... 



Concluindo: Quanto mais carboidratos refinados você come, mais sobem os seus triglicerídeos, mais sobe o seu LDL padrão B (ruim) e mais você corre o risco de morrer do coração! 



E o HDL?

O colesterol conhecido como “amigo do coração” ou “colesterol bom”  é uma proteína de alta densidade, responsável por retirar todo o “lixo” que circula na corrente sanguínea e levar para ser incinerado no fígado. 



Os principais alimentos responsáveis pela subida do HDL são os ricos em gordura saturada. Carnes, ovos e derivados de leite são os melhores amigos do seu coração! 




Além de só aumentar o LDL padrão A, que não prejudica o organismo, o consumo de alimentos ricos em gordura saturada aumenta também o HDL, que é um dos principais responsáveis pela “limpeza” do seu sangue. 


Não tenha medo das gorduras naturais dos alimentos. Tudo aquilo que a sua vó comia lá na roça e viveu até os 100 anos continua sendo saudável até hoje! Os grandes vilões da sociedade moderna são os alimentos refinados, principalmente os carboidratos como pães, massas, doces, bolos e biscoitos. 




Evite também as frituras feitas com óleos vegetais parcialmente hidrogenados (soja, milho, algodão, canola, etc) e margarinas, que são gorduras trans, estas sim, comprovadamente tóxicas para o organismo humano e seja feliz!

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