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Chás Emagrecedores: Hibisco...

11:17:00


O chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, que não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins. 

A bebida é rica em substâncias antioxidantes como flavonoides e ácidos orgânicos. Estes nutrientes proporcionam diversos efeitos benéficos, entre eles, a ação diurética que impede a retenção de líquidos e a capacidade de evitar o acúmulo de gorduras, principalmente na região da barriga e quadris.  Com isso, tomar chá de hibisco faz aumentar o colesterol bom (HDL), diminuir o colesterol ruim (LDL), triglicerídeos e a pressão arterial. 

Além desses benefícios, fornece vitamina B2 (riboflavina) que auxilia na saúde da pele, ossos e cabelos, e a vitamina B1 (tiamina). Todas vitaminas pertencentes ao complexo B ajudam na captação de energia nas células, principalmente ao auxiliar no metabolismo do oxigênio e da glicose (as principais fontes de combustível celular) e ainda tem ação nos neurônios, que são as células formadoras do cérebro. 

O chá ainda possui boas quantidades de ferro, que atua no transporte de oxigênio no organismo e previne problemas como anemia, dor de cabeça e cansaço. A Vitamina A, que conta com um efeito antioxidante e é necessária para a visão, sistema imunológico, pele e saúde óssea, e a vitamina C, que protege o organismo contra a baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele, também estão presentes na bebida. 

Tem coloração vermelha com sabor suave e azedinho, muito parecido com o sabor da framboesa. 


Principais nutrientes do chá de hibisco


Chá de hibisco - 200 ml - um copo 

  • Calorias 74 kcal
  • Proteínas 0,86 g
  • Gorduras totais 1,3 g
  • Carboidratos 14,82 g
  • Fibras 0,6 g
  • Açúcar total 12 g
  • Ferro 17,28 mg
  • Magnésio 2 mg
  • Fósforo 6 mg
  • Potássio 18 mg
  • Sódio 6 mg
  • Vitamina C 36,8 mg
  • Tiamina - Vitamina B1 2,55 mg
  • Riboflavina - Vitamina B2 0,198 mg
  • Ácido fólico 2 mcg
  • Vitamina A 30 mcg
  • Cálcio 2 mg

Valor Diário* de alguns nutrientes que a porção recomendada, 200 ml (um copo), deste chá carrega: 

  • 213% de vitamina B1
  • 123% de ferro
  • 82% de vitamina C
  • 15% da vitamina B2
  • 5% de vitamina A
*Valores Diários de referência para adultos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kj. Seu valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. 


Como consumir o chá de Hibisco


  • Modo certo de preparar o chá

Leve um 1 litro de água ao fogo. Assim que começar a levantar as primeiras bolhinhas, acrescente 2 colheres (sopa) cheias do hibisco seco (ou 2 sachês). Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 5 minutos (10 no máximo). Coe em seguida. Evite voltar a aquecer para não diminuir os efeitos terapêuticos da planta.



Contra-indicações


É interessante que gestantes e lactantes evitem o chá de hibisco. Alguns estudos preliminares apontaram que a bebida possui ação mutagênica, ou seja pode interferir na estrutura dos genes do bebê, trazendo problemas. 


Riscos do consumo excessivo

Por ter ação diurética, o consumo em excesso do chá de hibisco pode fazer com que a pessoa elimine muito eletrólitos, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo composto principalmente por cálcio, potássio, sódio e magnésio. A falta destas substâncias pode levar à desidratação.


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