Sejam bem-vindos(as) ao meu novo site!

Ele é resultado de uma grande "faxina" que fiz na minha vida, no meu jeito de ser, de pensar, na minha casa (corpo e espírito)...

Foi preciso mudar algumas coisas de lugar, arrastar daqui, jogar fora dali, esvaziar as gavetas...
No final, "a casa" ficou mais leve, nova e feliz!

No meio disso tudo, eu precisei de muita coragem e força de vontade para sair da minha zona de conforto, abandonar antigos hábitos, um emprego que me deixava infeliz, a obesidade, depressão e buscar outras coisas...

Quero muito que vc venha para o meu time e para isso, você só precisa levantar daí e dar o primeiro passo...

Vem comigo!

Whey Protein: Com água ou Leite?

14:30:00




O whey protein, é um dos suplementos mais utilizados atualmente. Está  presente numa variada gama de receitas doces e salgadas como na forma do tradicional de shakes. Pode ser ingerido pela manha ou à noite, pré ou pós treino ou até mesmo como um substituto para uma refeição. O seu consumo vai depender do objetivo a ser alcançado.



Uma dúvida que sempre gera polêmica é: usar o whey protein com água ou com leite?



O primeiro aspecto a ser observado entre consumi-lo com água ou leite é o teor calórico
O leite, por possuir em sua composição proteína, carboidrato e gordura, quando misturado com whey protein gera um aumento do aporte calórico e protéico da refeição. Por este motivo é interessante para pessoas que querem aumentar massa muscular e possuem percentual de gordura baixo. Se o objetivo principal é reduzir percentual de gordura, é interessante que se utilize sempre leite desnatado e não acrescente nenhum outro carboidrato ao shake.



Outro aspecto importante a ser observado é a velocidade de absorção. Para a absorção mais rápida, o ideal é tomar whey com água, pois devido à gordura presente no leite, especialmente se este for integral, essa absorção é um pouco mais lenta. 


Entretanto, uma pesquisa de Janeiro de 2011 pela “American Journal of Physiology: Endocrinologia e Metabolismo”, diz que: sendo o leite  uma mistura de soro de leite e caseína, constatou-se que a combinação de soro de leite e caseína oferece uma recuperação muscular superior em comparação ao soro (whey protein) sozinho. Logo, ingerí-lo com leite pode se tornar interessante também nesse aspecto, ao invés de somente com água, onde não teríamos a presença da caseína do leite.

O whey protein batido somente com água não deve ser utilizado como pré treino, pois necessitamos do carboidrato para fornecer energia para realizarmos nossas atividades físicas. Já no pós treino, pode ser usado levando em consideração que estaremos utilizando parte dessa proteína como fonte de energia, já que o carboidrato que faria o papel energético neste momentos não estará presente na refeição. Em casos assim, não devemos esperar muito tempo para próxima refeição. 




Eu indico aos meus alunos, no pré treino, o consumo de Whey batido com água, frutas e cereais como a aveia, por exemplo. Desta forma, a absorção é mais rápida e a ingestão de carboidratos fornecerá a energia necessária para a prática das atividades físicas. Já no pós-treino, vai depender do horário do fim do treino em relação às principais refeições. Se for próximo ao almoço ou jantar, o pós-treino é feito com o shake de whey apenas com água. Se for mais distante a essas refeições, oriento bater com leite mesmo para segurar a insulina e tornar mais lenta a absorção de proteínas. 

Até a próxima! Bjocas!

Por: Milene C. Moitinho  CREF. 010211-G/MG
Educadora física especialista em Fisiologia do Exercício e Musculação

You Might Also Like

0 comentários

Comenta aí!

.

Acompanhe pelo Snapchat

Siga-me no Facebook