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Whey Concentrado, Isolado e Hidrolisado: Qual escolher?

08:00:00


Não é a primeira vez que falo do Whey Protein por aqui. Já falei o que é, para que serve, quem deve e quem não deve tomar, já fiz receitas, mas hoje vim falar dos tipos de whey e suas aplicações.
Se você não leu os outros posts sobre o whey, clique aqui:

Whey Protein, saiba mais..

Encontramos hoje no mercado 3 tipos de whey: Concentrado, Isolado e Hidrolisado. Muitas pessoas ficam na dúvida na hora de comprar porque não sabem qual a diferença entre eles. Ora, basicamente os três se diferem apenas quanto ao processo de filtração... Entendeu? Não? Vou explicar...


WHEY PROTEIN CONCENTRADO – WPC



Ele passa por filtragens simples,que não eliminam completamente a gordura e a lactose da fórmula e a estrutura da proteína se mantém intacta, passando normalmente pelo processo natural de digestão, que é relativamente lento. O whey concentrado é fonte de fenilalanina, aminoácido que aumenta a secreção de um hormônio chamado CCK (liberado na corrente sanguínea pelo duodeno) que é responsável pela sensação de saciedade após a alimentação.



Algumas pessoas podem ter dificuldade em digerir este tipo de whey por conter a proteína íntegra e pela presença da lactose em sua composição, principalmente os alérgicos à proteína do leite e os intolerantes à lactose.

Ele é o mais acessível dos 3 tipos, geralmente é o mais usado em receitas, pode ser utilizado nas refeições, a fim de aumentar o valor proteico desta, sendo bem interessante para pessoas que buscam o ganho de massa muscular, por exemplo.

WHEY PROTEIN ISOLADO – WPI

Este tipo de whey é mais filtrado, é praticamente livre de lactose (podendo ser utilizado por pessoas com intolerância a lactose), gordura e colesterol. Seu processo de filtração consegue quebrar a estrutura das proteínas, garantindo uma absorção mais rápida da proteína. Por este motivo este tipo de whey é normalmente recomendado para uso no pós treino imediato (aquele que levamos na coqueteleira para a academia), pois garante o aporte imediato de aminoácidos, estimulando a regeneração muscular. O whey isolado também é fonte de fenilalanina.

Com o avanço dos processos tecnológicos, hoje temos dois tipos de wheys isolados que apresentam características e propriedades diferentes:



  • ISOLADO ION-CHANGE (whey isolado por troca-iônica)

Neste processo o whey é aquecido e as proteínas passam por um processo químico para separá-las e quebrá-las. Este processo é o mais antigo e apresenta desvantagens, pois o aquecimento desnatura as proteínas e o processo químico aumenta demasiadamente a quantidade de sódio do produto.

  • ISOLADO MICRO-FILTRADO A FRIO

É o processo mais moderno de filtração que garante a integridade e a pureza das proteínas. A filtragem das proteínas é mecânica, por vários tipos de filtros e ocorre em baixas temperaturas garantindo que as frações quebradas de proteína mantenham-se bioativas, ou seja, não sofram desnaturação garantindo a funcionalidade biológica das mesmas (imunológicas, moduladoras hormonais entre outras funções). Não passando por processamento químico, este whey é o que apresenta o mais baixo teor de sódio.



WHEY PROTEIN HIDROLISADO – WPH

O whey protein hidrolisada é o que passa pelo processo mais complexo de filtragem, onde as moléculas de proteína do soro do leite são quebradas em partículas menores através de hidrólise, um processo similar ao processo digestivo, disponibilizando aminoácidos, e tornando a digestão e absorção ainda mais rápidas que da whey protein isolada.

É conhecido como whey protein pré-digerido. O whey 100% hidrolisado pode ser uma alternativa para as pessoas que tem intolerância a lactose e/ou alergia as proteínas de origem animal. É um excelente pós treino.

Espero ter ajudado... Bjocas!


Por: Milene C. Moitinho  CREF. 010211-G/MG
Educadora física especialista em Fisiologia do Exercício e Musculação





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