Sejam bem-vindos(as) ao meu novo site!

Ele é resultado de uma grande "faxina" que fiz na minha vida, no meu jeito de ser, de pensar, na minha casa (corpo e espírito)...

Foi preciso mudar algumas coisas de lugar, arrastar daqui, jogar fora dali, esvaziar as gavetas...
No final, "a casa" ficou mais leve, nova e feliz!

No meio disso tudo, eu precisei de muita coragem e força de vontade para sair da minha zona de conforto, abandonar antigos hábitos, um emprego que me deixava infeliz, a obesidade, depressão e buscar outras coisas...

Quero muito que vc venha para o meu time e para isso, você só precisa levantar daí e dar o primeiro passo...

Vem comigo!

Hitt, o melhor Método de Queima Ràpida de Gordura de todos os Tempos...

08:00:00




O HIIT (sigla em inglês para High Intensity Interval Training ou Treino Intervalado de Alta Intensidade), ganhou a simpatia da mídia e das academias, atualmente. Esse tipo de treino é recomendado para quem tem pouco tempo e quer emagrecer, obter definição muscular e/ou condicionamento físico.

A dinâmica desse tipo de treino é aumentar o efeito EPOC, ou seja, o excesso de consumo de oxigênio pós-exercício. Quando você treina em alta intensidade, o corpo demora várias horas para voltar ao seu estado normal. Durante esse tempo, o metabolismo continua acelerado e, com isso, mais calorias são gastas durante as próximas 24 horas!
Além de favorecer a queima de gordura pós-exercício, melhora a Capacidade Cardiovascular porque aumenta a absorção de oxigênio mais rápido do que exercícios aeróbios de baixa intensidade, além de auxiliar na produção de hormônios para lipólise.
O bacana deste exercício é que ele é bastante democrático. O HIIT pode ser feito praticamente em qualquer lugar com sem nenhum aparelho. As possibilidades são praticamente infinitas. Pessoas iniciantes, intermediárias e avançadas podem se beneficiar do HIIT, desde que esteja com a saúde em dia e siga  cada um no seu ritmo. 
O treino consiste em realizar um exercício com intensidade máxima durante um curto tempo predeterminado (15 a 30 segundos, por exemplo), intercalando o mesmo exercício ou outro com intensidade baixa (por 1 a 2 minutos, como se fosse um descanso ativo), o que possibilita que o corpo elimine o ácido láctico do sangue, permitindo assim que o indivíduo tenha tempo suficiente para se recuperar e realizar outro intervalo de alta intensidade. 



Por se tratar de um treino de alta intensidade, eu recomendo que o aspirante à prática do HIIT procure um médico  para verificar sua aptidão para o mesmo além de acompanhamento de um profissional de Educação Física habilitado e capacitado para esta modalidade.
Também chamo a atenção para o fato de que, como o HIIT exige muito de nosso corpo, não deve ser praticado todos os dias, no máximo três vezes por semana, porque pode influenciar negativamente o ganho de massa muscular além de resultar em overtraining.

Como Faz?
Primeiramente, faça um aquecimento de 5 minutos. Depois, execute cada exercício com a máxima velocidade, sem parar por 15 a 30 segundos, ou faça-os até a repetição máxima. Descanse por 1 a 2 minutos. Repita a rodada até completar 30 minutos. No final, faça um alongamento por 5 minutos para relaxar.

Descanso Ativo ou Passivo?
O tipo de intervalo dependerá de muitas coisas, mas normalmente um estímulo de grande intensidade necessitará de uma recuperação de baixa intensidade e a forma como você descansará depende da intensidade que deseja manter. Os intervalos passivos favorecem a recuperação das reservas energéticas, possibilitando colocar mais intensidade nos tiros. Eu, particularmente, utilizo em meus alunos os intervalos ativos porque eles favorecem a remoção de ácido lático e outros metabólitos, diminuindo a acidose e  o desconforto.



Quer começar? Vai uma planilha pra vocês!
Fase 1(1:4) Semanas 1 e 2
- 15 segundos de exercícios em intensidade alta;
- 60 segundos: podem ser de descanso ou exercícios de baixa intensidade, como uma caminhada;
Repetir esta sequência por mais 10 vezes, seguidas por uma explosão final, com intensidade alta de 15 segundos, totalizando 14 minutos;
Fase 2(1:2): Semanas 3-4
- 30 segundos em exercício de intensidade elevada;
- 60 segundos de descanso ou um exercício de intensidade baixa;
Repita mais 10 vezes, com uma explosão final de alta intensidade de 30 segundos para finalizar. Tempo total de 17 minutos;
Fase 3 (1:1): Semanas 5 e 6
- 30 segundos de exercícios de alta intensidade;
- 30 segundos de descanso ou com exercícios de baixa intensidade;
Repetir esta série por 18 vezes, seguidas de uma explosão final de alta intensidade, com o tempo de 30 segundos, totalizando 18,5 minutos;
Fase 4 (2:1): Semanas 7 e 8
- 30 segundos de exercício de intensidade elevada;
- 15 segundos de descanso ou ainda de exercícios de baixa intensidade;
Repetir esta série por mais 25 vezes, seguidas por uma explosão final de intensidade alta de 30 segundos, totalizando 20 minutos.

Exemplos de exercícios que podem ser feito no HIIT

Eu disse, anteriormente, que o HIIT pode ser feito com diversos tipos de exercícios. Então, vou mostrar alguns para que vocês escolham aquele que melhor se adapta ao seu estilo.Você pode optar pelo ciclismo, corrida, pular corda, jump. Não esqueça!  Respeitar ao máximo os períodos de alta intensidade e de descanso é fundamental. 
Agora que você já sabe tudo sobre o HIIT, se joga! 

Por: Milene C. Moitinho  CREF. 010211-G/MG
Educadora física especialista em Fisiologia do Exercício e Musculação

You Might Also Like

0 comentários

Comenta aí!

.

Acompanhe pelo Snapchat

Siga-me no Facebook