Sejam bem-vindos(as) ao meu novo site!

Ele é resultado de uma grande "faxina" que fiz na minha vida, no meu jeito de ser, de pensar, na minha casa (corpo e espírito)...

Foi preciso mudar algumas coisas de lugar, arrastar daqui, jogar fora dali, esvaziar as gavetas...
No final, "a casa" ficou mais leve, nova e feliz!

No meio disso tudo, eu precisei de muita coragem e força de vontade para sair da minha zona de conforto, abandonar antigos hábitos, um emprego que me deixava infeliz, a obesidade, depressão e buscar outras coisas...

Quero muito que vc venha para o meu time e para isso, você só precisa levantar daí e dar o primeiro passo...

Vem comigo!

Farinha, Flocos ou Farelo de Aveia? Dúvidas Frequentes.

10:26:00

Olá pessoal, conforme fui postando sobre a Dieta das Proteínas, alguns leitores tiveram dúvidas com relação à Aveia. Então, selecionei as perguntas feitas com mais frequência e respondi através deste post. Caso ainda hajam dúvidas, por favor, deixe-as nos comentários que responderei posteriormente. Então vamos lá!

O que é  Aveia?

A Aveia é um cereal muito nutritivo, é única entre os cereais com alto teor de proteínas, lipídios e fibra alimentar. Também contém cálcio, ferro, vitaminas e carboidratos. A sua fibra solúvel está relacionada a um bom funcionamento intestinal e à diminuição na absorção do colesterol ruim.
Estudos recentes afirmam que o consumo de aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia, manutenção e diminuição do colesterol sanguíneo, controle da pressão arterial e regulador do trânsito intestinal, evitando a constipação.
É encontrada na forma de flocos, farinha e o farelo, além de ser um dos principais ingredientes na elaboração da granola.

Qual é a diferença entre o farelo, flocos e a farinha de aveia?



Flocos: são extraídos do grão que é prensado integralmente — um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes.
Farelo: esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, possui maior concentração de fibras betaglucanas. Ideal para ser usado em massa de pães, bolos e companhia. É menos calórico, contém menos carboidrato, maior percentual de proteína e fibras, apesar de um pouco a mais de gordura.
Farinha: obtida da parte mais interna do grão e, assim, perde na carga de fibras. Usada nas receitas de pães, panquecas e bolos, sendo até uma alternativa à farinha de trigo.

Qual tipo de aveia devo consumir na Dieta das Proteínas?

O formato da aveia mais adequado para a Dieta das Proteínas é o farelo de aveia pois contém maior quantidade de fibras e proteínas comparado com os flocos de aveia e a farinha de aveia.

Por que devo consumir o farelo de aveia na Dieta das Proteínas?


1. O farelo de aveia ajuda a diminuir o colesterol
O farelo de aveia contém cerca de 50% mais fibras e fibras solúveis do que a farinha de aveia, o que reduz a lipoproteína de baixa densidade (LDL), também conhecida como o colesterol "ruim". A fibra solúvel reduz a absorção de colesterol na corrente sanguínea. Por conter essa fibras solúveis, se torna mais eficaz na redução do colesterol e auxilia na digestão. Ele também contém proteínas, cálcio, ferro, tiamina, fósforo, riboflavina, magnésio e zinco.
O farelo de aveia absorve em média 25 vezes o seu volume de líquido. Uma colher de sopa de farelo de aveia, com cerca de 14g, forma uma bola de 370g no estômago, o que vai garantir uma sensação de saciedade por um período de tempo maior do que a farinha de aveia e os flocos de aveia.

2. O farelo de aveia cria uma sensação de saciedade

Uma vez consumido, o farelo de aveia entra no trato digestivo onde sua fibra solúvel absorve a água e forma uma substância em gel, criando uma sensação de saciedade.
O farelo de aveia absorve em média 25 vezes o seu volume de líquido. Uma colher de sopa de farelo de aveia, cerca de 15g, forma uma bola de 375g no estômago.


3. O farelo de aveia diminui a absorção de açúcar e gordura

Ao ser ingerido, o farelo de aveia junto com a água absorvida forma um gel. Este gel passa intacto pelos processos digestivos, envolve as moléculas de açúcar e gordura, retardando sua absorção e obrigando o corpo a utilizar suas próprias reservas para exercer funções básicas.

Qual é a porção diária de farelo de aveia que devo consumir na Dieta das Proteínas?

Fase 1 - 1,5 colher de sopa / dia
Fase 2 - 2 colheres de sopa / dia
Fase 3 - 2,5 colheres de sopa / dia
Fase 4 - 3 colheres de sopa / dia
E pensar que esse poderoso farelo, até pouco tempo atrás, só era utilizado nas rações animais hein?
Espero ter ajudado... Bjo!

You Might Also Like

0 comentários

Comenta aí!

.

Acompanhe pelo Snapchat

Siga-me no Facebook