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Benefícios do Ovo

11:59:00


Nem sempre esse alimento deteve o título de mocinho. A gema carrega colesterol e, por isso, o ovo passou muitos anos sendo acusado de elevar os níveis de gordura no sangue. Mas, graças aos estudos científicos realizados nas últimas décadas, esse mal-entendido foi esclarecido e o ovo absolvido.

Sabe-se, hoje, que a quantidade de colesterol consumida na alimentação influencia muito pouco as taxas dessa gordura no sangue. O mesmo não se pode dizer das gorduras saturadas. Encontradas nas carnes, no leite e derivados integrais, elas são as verdadeiras inimigas da saúde do coração. A concentração de gorduras totais no ovo é cerca de 5 gramas, sendo apenas 1,5 grama do tipo saturada. Por medida de prevenção, no entanto, os especialistas ainda recomendam moderação para quem tem colesterol alto. Para essas pessoas, o consumo máximo deve ser de três ovos por semana.

Vejamos alguns benefícios do Ovo na alimentação:

  1. Ajuda na perda de peso. A Albumina contida no ovo, torna a digestão mais lenta, atrasando a sensação de fome. Consumindor o ovo no café da manhã deixa você menos voraz ao longo do dia, contribuindo para reduzir o total diário de calorias. Mas não vale ovo frito. Deve ser mexido, pochê ou cozido. Comer um ovo no final da tarde ajuda a driblar a vontade de doce, comum nesse horário. É uma troca vantajosa para quem quer emagrecer, já que a unidade (clara e gema) é magrinha: tem 70 calorias, em média. E você chega no jantar menos faminta.
  2. Ele ajuda tanto no crescimento e na manutenção dos músculos. Benefícios promovidos especialmente pela ação da leucina - aminoácido que compõe a proteína da clara. Esse ingrediente, aliás, é bastante usado nos suplementos nutricionais para o ganho de músculos. Por isso a clara é a queridinha de atletas e praticantes de musculação. Para emagrecer sem ficar flácida, você também pode adotá-la com mais frequência que a gema. Mesmo porque a clara tem apenas 15 calorias e não carrega gordura nem colesterol. Mas não descarte totalmente a gema: é ela que concentra a maior parte das vitaminas e dos minerais. Ou seja, é a união das duas partes (clara e gema) que faz do ovo um alimento tão especial.  Mais bons motivos para você virar fã do ovo: é barato e versátil - rende muitas receitas diferentes e gostosas.

Dicas e Cuidados com os Ovos:


•  A casca deve estar limpa e sem trincas ou rachaduras.
•  Em casa, guarde os ovos na geladeira, mas evite a porta. Apesar de muita gente guardá-los nessa parte, não é o lugar mais indicado. Os movimentos de abre e fecha da porta podem quebrá-los. Coloque-os mais no fundo da geladeira e dentro de um recipiente que impeça o contato com os demais alimentos.
•  Não lave antes de levá-los à geladeira. A umidade na casca pode favorecer a entrada de microrganismos. Lave e seque-os com papel toalha na hora de usar.
•  Para evitar que a casca quebre no cozimento, ponha uma colher de sopa de vinagre na água. Se você gosta do ovo molinho, deixe-o na água fervente por cinco minutos. Ou nove minutos se quiser ele durinho.



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